Guia do passageiro

Check-in

O check-in está aberto pelo menos duas horas antes da partida do avião para voos de curta e média distância (voos domésticos, europeus), e encerra 45 minutos antes da partida programada. Para voos de longo curso (Voos Caraíbas, Maurícias), o check-in abre quatro horas antes da partida do avião e encerra 60 minutos antes da partida programada.

É muito importante e sua responsabilidade como viajante estar devidamente documentado e ter o mínimo de conhecimentos essenciais sobre o país que vai visitar. (Vistos de entrada e saída, certificados de vacinação, etc).

As informações indicadas abaixo são para orientação; consulte a embaixada ou consulado para informações necessárias sobre a documentação exigida.

Consulta da documentação necessária

Principais destinos


Viagem para Cuba

Todos os estrangeiros não-residentes e cubanos que viajam para Cuba são obrigados a obter um bilhete de saída* do país.

Viagem à República Dominicana

Todos os estrangeiros, não residentes no país, são obrigados a viajar para a República Dominicana com um bilhete de saída* do país.

Viagem ao México

A Orbest informa, cumprindo os requisitos de imigração do Governo do México, que caso não tenha visto, seja cidadão da União Europeia e a sua viagem for como turista, deverá permanecer em território mexicano por um máximo de 180 dias. Poderá ser exigido pelas autoridades fronteiriças um bilhete de saída do país no período mencionado, por barco, comboio, autocarro ou transporte aéreo, apresentando comprovativo do mesmo. O incumprimento do dito requisito poderá implicar uma não admissão e será restituído ao local de início da viagem no mesmo dia, sendo que o passageiro será responsável por qualquer prejuízo económico que afete a Orbest. Os cidadãos não membros da União Europeia devem consultar a embaixada do México.

Viagem a Maurícia

Os cidadãos espanhóis podem entrar na Maurícia sem visto, simplesmente levando o seu passaporte válido.

Outros países que não necessitam de visto:

Alemanha, Angola, Antígua e Barbuda, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas, Bahrain, Barbados, Bélgica, Belize, Botswana, Brasil, Brunei, Bulgária, Burundi, Canadá, Cabo Verde, Chile, China, Chipre, Cidade do Vaticano, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Dominica, Egipto, Estados Unidos, Estónia, Eslovénia, Eslováquia, Emirados Árabes Unidos, Fiji, Finlândia, França, Gabão, Gâmbia, Gana, Grécia, Granada, Guiana, Hong Kong, Hungria, Islândia, Ilha da Reunião, Ilhas Salomão, Índia, Irlanda, Israel, Itália , Jamaica, Japão, Quénia, Kiribati, Kuwait, Letónia, Lesoto, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malawi, Macau, Malásia, Maldivas, Malta, México, Mónaco, Moçambique, Namíbia, Nauru, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Omã, Papua, Paraguai, Polónia, Portugal, Qatar, Reino Unido, República Checa, República do Chade, República Democrática do Congo, Roménia, Ruanda, Rússia, Samoa, San Marino, Seychelles, Serra Leoa, Singapura, África do Sul, São Cristovão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Suazilândia, Suécia, Suíça, Tanzânia, Tonga, Trindade e Tobago, Tunísia, Turquia, Tuvalu, Uganda, Vanuatu, Zâmbia e Zimbabué.

Restantes países:

Cidadãos de outros países que não tenham sido mencionados anteriormente devem entrar em contacto com a Embaixada da Maurícia.

Viagem à Jamaica

Os cidadãos da União Europeia podem viajar para a Jamaica com os seus passaportes válidos, sem a necessidade de visto.

* Nota: o bilhete de regresso pode ser de outra companhia aérea para além da que foi usada na entrada do país.
Pode encontrar mais informações sobre o seu destino na seguinte página do Ministério das Relações Exteriores de Espanha:

Informações sobre menores desacompanhados, bebés, mulheres grávidas, passageiros com necessidades especiais.

Menores desacompanhados

Na Orbest, aceitamos crianças dos seis aos onze anos que viajem como menores desacompanhados (UM). Os pais ou responsáveis ​​devem solicitar o serviço através de o nosso formulário de contacto, com uma antecedência mínima de 72 horas em relação ao voo. Ao chegar ao aeroporto, devem preencher os formulários e documentação necessários para a viagem do menor. Na chegada ao aeroporto de destino, as crianças serão entregues exclusivamente às pessoas mencionadas na referida documentação. Os pais ou responsáveis ​​devem permanecer no aeroporto até que o avião tenha partido. Este serviço tem um custo de 50 euros por trajeto.
*Nota: Se o menor desacompanhado chegar ao aeroporto de Madrid continuar num voo de ligação para outro destino com outra companhia aérea, deverá ter uma pessoa designada pelos pais ou responsáveis ​​que se encarregue do menor a partir do momento da chegada, tratando da sua entrega à companhia aérea operadora do trajeto seguinte, cumprindo todos os requisitos da segunda companhia aérea operadora.

Importante:


O governo mexicano implementou um sistema para controlar a saída de menores para o estrangeiro. Os pais das crianças que viajem como menores desacompanhados devem preencher o novo formato SAM através do site do Instituto Nacional de Migração do México.

Formulário
Informação

Do mesmo modo, o Governo dominicano implementou um sistema para controlar a saída de menores para o estrangeiro. Os pais de crianças que viajem como menores desacompanhados devem informar-se através do site da Direção-geral de Migração da República Dominicana.

Formulário
Pedido online

Bebés

Os recém-nascidos serão aceites no voo desde que tenham atingido os sete dias de vida. Deverá ter em consideração que, em alguns países, é exigido o passaporte ou certidão de nascimento para entrar. Na Orbest, aceitamos os carrinhos de bebé como cortesia e sem qualquer encargo.

Os nossos aviões dispõem de filas especiais em cada avião, equipadas para transportar bebés e crianças pequenas (o serviço de berço está disponível em determinados assentos com número de lugares limitado). Assim, se vai viajar com um bebé e necessita o serviço de berço (sujeito a disponibilidade), deve informar a sua agência de viagens ou pode efectuar o pedido através do o nosso formulário de contacto

Caso pretenda viajar com um dispositivo de retenção para crianças, (CRD) deverá contactar-nos usando o nosso formulário de contacto
Tenha em consideração que esses dispositivos devem estar homologados de acordo com as normas estabelecidas para o efeito pelas autoridades aeronáuticas.
As leis de Segurança da Aviação Civil não permitem que crianças ou bebés viajem nas filas de emergência.

Mulheres grávidas

Será necessário apresentar um atestado médico, caso o parto esteja previsto para uma data dentro de menos de sete dias. O atestado médico que autoriza a viagem deve ser emitido no prazo máximo de sete dias em relação à saída do voo.
Não se recomenda viajar a:
  • Mulheres dentro dos sete dias antes do parto e sete dias após o parto.
  • Bebés recém-nascidos saudáveis, nos primeiros sete dias de vida.
  • Para os bebés prematuros deve ser apresentado um atestado médico.

Passageiros com necessidades especiais

A pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais serão atribuídos os lugares que forem considerados mais adequados às suas necessidades e que estejam de acordo com as leis da Segurança da Aviação Civil. Essas leis não permitem que pessoas portadoras de deficiência se sentem em filas de emergência.

Se precisar de assistência à partida ou à chegada do voo, agradecemos que se dirija a o nosso formulário de contacto ou comunique-o à sua agência de viagens. Esta informação deve ser comunicada com uma antecedência mínima de 72 horas.

Aceitamos cadeiras de rodas e dispositivos de assistência à mobilidade sem custos adicionais. Se possível, o passageiro usará a sua própria cadeira de rodas até à porta do avião, onde será colocada no porão. Ao chegar ao destino e dependendo do aeroporto, serão feitos os esforços possíveis para que a cadeira de rodas esteja disponível à porta do avião. A Orbest não aceita cadeiras de rodas nem dispositivos de assistência à mobilidade com baterias húmidas derramáveis.

Não é permitido transportar veículos pequenos alimentados por baterias de lítio, seja como bagagem despachada ou como bagagem de mão. Estes objetos não são considerados como auxiliares de mobilidade. Alguns exemplos são: airwheel, solowheel, hoverborad, mini-segway, balance wheel, etc.

Passageiros com necessidades especiais

Os passageiros portadores de deficiência visual ou auditiva que viajem acompanhados por cães com arnês poderão levá-los a bordo. Para facilitar o espaço para o cão, normalmente será atribuída uma fila junto à antepara, com lugar à janela.

A Orbest aceita nos seus voos equipamentos de assistência à respiração ou concentradores de oxigénio (CPAP) alimentados de forma autónoma por baterias que cumpram os regulamentos relativos ao transporte de mercadorias perigosas por via aérea. Em caso algum estes ou outros dispositivos poderão ser ligados às tomadas de corrente do avião. Este serviço não tem custos adicionais, mas exigirá autorização usando o nosso formulário de contacto

Siga as instruções da nossa tripulação de terra relativamente à sua localização, assim como as instruções que receberá da nossa tripulação a bordo, com a finalidade de lhe garantirmos uma viagem confortável.

Viajar com animais de estimação

Se viaja com animais de estimação (aceitamos apenas cães ou gatos), deverá confirmar a sua reserva para o transporte de animais emitida pela Orbest. Poderá solicitá-la através de o nosso formulário de contacto

A Orbest permite o transporte de animais dentro do quadro de franquias de excesso de bagagem aplicáveis, com exceção de cães-guia ou animais de serviço para as pessoas portadoras de deficiência física e animais de apoio psicológico (fornecendo, nos casos necessários, a documentação do médico especialista envolvido).

Os animais devem ser acompanhados pelos seus proprietários ou representantes autorizados.

Os seguintes animais não serão aceites na cabina ou no porão:

  • Envios comerciais de animais de estimação ou envios considerados como comerciais. (Mais de cinco animais por passageiro).
  • Espécies protegidas em perigo de extinção.
  • Animais carnívoros adultos de espécies não classificadas como animais de estimação.
  • Animais de laboratório.
  • Animais recém-desmamados.
  • Animais gestantes.
  • Os animais não aceites poderão, em determinados casos, ser aceites como mercadoria; para isso, deverá proceder às diligências necessárias junto do Departamento de Mercadorias da Orbest.

Além disso, a Orbest apenas permite o transporte das seguintes raças de cães no porão ou na cabina do avião quando estiverem munidos de açaimo (R.D. 287/2002):

  • Pit Bull Terrier
  • Staffordshire Bull Terrier
  • American Staffordshire Terrier
  • Rottweiler
  • Dogue Argentino
  • Fila Brasileiro
  • Tosa Inu
  • Akita
  • Inu

Cães que possuam alguma destas características também devem usar um açaimo:

  • Musculatura forte, aparência poderosa e robusta, configuração atlética, agilidade, vigor e resistência
  • Caráter vincado
  • Perímetro torácico entre 60 e 80 cm; altura à cernelha entre 50 e 70 cm e peso acima de 20 kg
  • Cabeça volumosa, cubóide, robusta; com crânio largo e grande e maxilares musculosos salientes. Mandíbulas grandes e fortes; boca robusta, larga e profunda
  • Pescoço largo, musculoso e curto
  • Peito sólido, largo, grande, profundo, costelas arqueadas e lombo musculado e curto

Este tipo de cães deve ser transportado em contentores rígidos aprovados pela IATA com portas metálicas, adequados para transporte aéreo. Os contentores de malha de arame ou malha soldada não são aceites. O estado desses contentores será supervisionado pela nossa equipa e poderão ser rejeitados, caso não cumpram as condições mínimas de transporte.

O passageiro será responsável por alimentar o animal, se necessário. Os contentores devem ser providos de recipientes adequados para comida e água, permitindo que sejam alimentados de fora do contentor. O contentor deve ser devidamente ventilado por três lados.

Animais aceites na cabina de passageiros

A Orbest autoriza o transporte de animais de estimação na cabina de passageiros, caso as dimensões do contentor ou gaiola não sejam superiores a 50 x 40 x 25 cm (10 x 16 x 20 polegadas) e não pese mais de 10 kg (peso conjunto do animal e contentor). Essas mesmas características serão aplicadas aos animais de apoio emocional (se excederem esses limites, deverão ser transportados no porão do avião). Os animais devem permanecer no contentor durante todo o voo.

Esta limitação não se aplica a cães-guia. Os animais guia devem ser treinados para terem um comportamento adequado. Um animal que apresente sinais de comportamento agressivo e não tenha recebido treino adequado não pode ser aceite como animal-guia, mesmo que desempenhe uma função de assistência a um passageiro com mobilidade reduzida, ou seja necessário para o bem-estar emocional do passageiro.

Viajar com animais de estimação

Animais aceites no porão

Se as medidas da gaiola ou do peso do animal excederem as indicadas para o transporte na cabina de passageiros, estes podem ser transportados no porão do avião, respeitando os requisitos e limitações gerais do contentor utilizado. O número de animais aceites em cada voo é limitado, pelo que deve comunicar a intenção de o transportar o mais rapidamente possível.

Em todos os casos, o transporte de animais na cabina de passageiros ou no porão deve respeitar as condições de entrada e saída dos países, todos os animais devem ter a sua identificação pessoal, que mostra a sua identidade, idade, raça, situação de vacinação, etc. Consulte o seu veterinário antes do transporte e certifique-se de que cumpre os procedimentos alfandegários de cada país.

Equipamento desportivo

Se o desejar, poderá levar consigo equipamento desportivo no seu voo. Consulte a tarifa aplicável por viagem e objeto na tabela a seguir:

"Conceito / Voos "
"Menor desacompanhado "
Bicicletas
"Prancha de bodyboard, prancha de surf, prancha de windsurf, asa delta, kitesurf, canoas, esquis, equipamento de mergulho "
"Animais vivos AVIH = no porão PETC = na cabine "
"Conjunto de golfe (1) "
"Instrumentos musicais "
"Seleção de lugares "
Check-in expresso
"Domésticos Península, Baleares "
50 EUR (por menor desacompanhado)
"50 EUR/USD/GBP "
"50 EUR/USD/GBP "
"PETC 30 EUR AVIH 50 EUR (3) "
"Incluído na sua franquia de bagagem (2) "
"Permitido como bagagem de mão (Máx: 50 x 40 x 25 e 10 KG). "
"No check-in"
N/D
"Médio curso Europa, Ilhas Canárias, Ilhas dos Açores, África "
"50 EUR (por menor desacompanhado) "
"75 EUR/USD/GBP "
"75 EUR/USD/GBP 75 EUR/USD/GBP "
"PETC 50 EUR AVIH 100 EUR (3) "
"Incluído na sua franquia de bagagem (2) "
"Permitido como bagagem de mão (Máx: 50 x 40 x 25 e 10 KG). "
"Apenas voos escandinavos, via Paxport "
N/D
"Longo curso "
"50 EUR (por menor desacompanhado) "
"100 EUR/USD/GBP "
"100 EUR/USD/GBP 100 EUR/USD/GBP "
"PETC 80 EUR AVIH 140 EUR (3) "
"Incluído na sua franquia de bagagem (2) "
"Permitido como bagagem de mão (Máx: 50 x 40 x 25 e 10 KG). "
"Turística PLUS: 89 EUR Lugares normais: 10 EUR (somente através do site) Lugares XL: 40 EUR (através do site e no check-in) "
Check-in Expresso: 15 EUR (somente via web)
*Longa distância CUBA / Preços em CUC
60 CUC (por UM)
120 CUC/Unidade
120 CUC/Unidade
PETC 100 CUC <br> AVIH 170 CUC
Incluído na sua franquia de bagagem
Incluído na franquia de bagagem de mão (Max: 50x40x25 e 10 Kg).
Turista PLUS: desde 105CUC Lugar normal: desde 12CUC Lugar XL: desde 50CUC (através do site e no check-in)
Check-in express: desde 20 CUC/Unidade


1) conjunto de golfe: 1 volume com conjunto completo de tacos de golfe (12) + um par de sapatos de golfe
2) Se a franquia for excedida, a taxa por Kg será aplicada
*O preço dos serviços varia de acordo com o período do ano

O equipamento desportivo está sujeito ao cumprimento dos regulamentos de segurança sobre bagagem permitida e especialmente ao regulamento relacionado com o transporte de objetos que possam conter matérias perigosas, como equipamento de acampamento e sobrevivência, equipamento de mergulho com garrafas de ar comprimido, etc.

Alguns objetos serão limitados pelas suas dimensões ou características. Consulte a nossa equipa através de o nosso formulário de contacto

EMBARQUE

Depois de ter despachado a sua bagagem e obtido o seu cartão de embarque, deve dirigir-se à zona de embarque do aeroporto. Pedimos-lhe que:

  • Identifique, usando os monitores de sinalização, o portão de embarque designado, e fique atento a qualquer variação ou informação adicional.
  • Esteja atento às instruções do pessoal de terra, que se destinam a facilitar um embarque fluido e ordenado
  • Tenha a documentação necessária, cartão de embarque e documentação pessoal pronta.
  • Se a sua bagagem de mão for removida por razões de peso ou tamanho, deve informar o pessoal de embarque do seu conteúdo para detetar possíveis objetos proibidos para transporte no porão do avião.
  • Uma vez a bordo do avião, siga as instruções da tripulação.
  • Consulte a política da Orbest em relação ao uso de dispositivos eletrónicos a bordo dos nossos aviões.

Chegada ao destino

Assim que chegar ao seu destino e no caso de haver algum tipo de irregularidade com a sua bagagem, entre em contacto com o departamento de bagagens da nossa empresa de serviços aeroportuários, que fornecerá as informações adequadas. Não se esqueça de recolher todos os seus pertences antes de deixar o avião; estes estão sob a sua responsabilidade e a Orbest não se responsabilizará pela sua perda.

Para mais informações, consulte a secção de irregularidades com bagagens.

Declaração de valor

Pode garantir o valor da sua bagagem despachada usando este serviço.

Condições:

  • O custo será de 15% do valor especial declarado.
  • O valor declarado não pode exceder 5000 euros ou equivalente.
  • Como requisito indispensável, deverá apresentar as faturas originais dos artigos que desejar declarar para provar objetivamente o seu valor real.
  • Depois de recolher a sua bagagem no aeroporto de chegada, deve confirmar que recebeu os artigos nas mesmas condições em que foram declarados. Qualquer discrepância deve ser comunicada imediatamente à companhia aérea, através do processamento de uma PIR ("Parte de Irregularidades de Equipaje", ou Declaração de Irregularidades de Bagagem) no balcão de bagagens da empresa de assistência em terra da Orbest Airlines; não serão aceites reclamações subsequentes depois de deixar a zona de recolha de bagagem do aeroporto de chegada.

Este serviço está disponível diretamente nos seguintes aeroportos:

Aeroporto Adolfo Suarez, Madrid-Barajas, Aeroporto de Barcelona- El Prat, Aeroporto de Palma de Maiorca, Aeroporto de Tenerife Norte, Aeroporto de Tenerife Sul, Aeroporto de Lanzarote, Aeroporto de Gran Canária, Aeroporto de Fuerteventura, Aeroporto de Sevilha, Aeroporto de Alicante, Aeroporto de Málaga, Aeroporto de Cancún, Aeroporto de Punta Cana, Aeroporto de Havana, Aeroporto de Montego Bay As informações indicadas abaixo são para orientação; consulte a embaixada ou consulado para informações necessárias sobre a documentação exigida. Aeroporto de Maurícia.

Se o seu voo partir de um aeroporto que não esteja na lista anterior, ligue para 902 222 008, com uma antecedência mínima de 72 horas em relação ao seu voo, e indicaremos de que forma pode proceder, ou utilize o nosso formulário de contacto