COVID-19 Informações Gerais

Causas sanitárias pelas quais um passageiro se deve abster de aceder ao aeroporto
Formulários e restrições de entrada a diferentes países
#OrbestCuidaDeSi: novas medidas para lhe oferecermos a máxima segurança e tranquilidade durante toda a sua viagem

Causas sanitárias pelas quais um passageiro se deve abster de aceder ao aeroporto

Como requerimento das autoridades, antes da chegada ao aeroporto necessitamos que aceite uma Declaração de Saúde

MUITO IMPORTANTE Lembre-se que o acesso às instalações aeroportuárias e que o embarque para o avião pode ser negado, caso apresente sintomas compatíveis com a doença COVID-19.

Descarregue aqui a declaração de saúde

Formulários e restrições de entrada a diferentes países

Portugal

De acordo com os novos diplomas legais, designadamente a Resolução do Conselho de Ministros nº 45-C, de 30 de abril e o Despacho 4473-D/2021 de 30 de abril, que entraram em vigor a partir das 00h00 do dia 1 de maio de 2021, com efeitos até às 23h59, do dia 16 de maio de 2021, para entrada em território nacional os passageiros devem cumprir com o seguinte:

1. Apresentar antes do embarque, comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV -2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, ou ser-lhes-á negado o embarque (incluindo cidadãos portugueses, residentes em Portugal e seus familiares). Não aplicável a crianças que não tenham ainda completado 24 meses de idade.

2. Os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros com residência legal em território continental, bem como o pessoal diplomático colocado em Portugal que, excepcionalmente, não sejam portadores de comprovativo de realização de teste molecular por RT -PCR para despiste da infeção por SARS -CoV -2 com resultado negativo nos termos do número anterior, devem realizar o referido teste à chegada, antes de entrar em território continental, a expensas próprias, sendo, para o efeito, encaminhados pelas autoridades competentes. Não é aplicável a crianças que não tenham ainda completado os 24 meses de idade.

3. Adicionalmente à apresentação do teste negativo, os passageiros a chegar de: África do Sul, Brasil, Chipre, Croácia, França, Índia, Lituânia, Países Baixos, e Suécia devem cumprir isolamento profilático de 14 dias na sua residência ou outro local indicado pelas autoridades (com exceção de permanência em Portugal inferior a 48h), e preencher o formulário de pré-registo SEF Travel (SEF Travel)-

4. Os testes PCR obrigatórios apenas são aceites em: português, francês, inglês, espanhol e Italiano. Os mesmos podem ser apresentados em papel ou formato digital (excluindo resultados recebidos por SMS no telemóvel).

Todos os passageiros com destino a Portugal Continental, seja como destino final, em trânsito ou transferência, terão que completar o formulário "Cartão de Localização de Passageiro" ( Turismo de Portugal - Clean & Safe) /"Passenger Locator Card" ( Turismo de Portugal - Clean & Safe ) online ou preencher a bordo antes da aterragem, o mesmo será distribuído pela tripulação do voo. O comprovativo do seu preenchimento deverá ser apresentado nos pontos de controlo.

Espanha

Os passageiros internacionais deverão preencher antes da sua chegada a Espanha o PLC (Passenger Locator Card) a partir do site a web ou com a aplicação SPTH (pode-se encontrar no Google Play e na App Store). De forma excecional admitir-se-ão no formato papel quando não tenha sido possível preencher por via eletrónica.

Nota:Para passageiros não residentes em Espanha que queiram viajar para Espanha, por favor consultem a página web do consulado/embaixada de Espanha no seu país de origem.

México

A partir de 2021 é obrigatório para todos os passageiros a partir dos 2 anos de idade, preencher o questionário electrónico de saúde, sempre que saiam ou entrem em aeroportos mexicanos. Para aceder ao formulário, abra a página www.vuelaseguro.com e preencha os questionários de saúde, utilizando qualquer tipo de aparelho electrónico conectado à Internet.

Rep. Dominicana

A partir de 1 de Abril de 2021, será de carácter obrigatório o preenchimento do Formulário electrónico adjunto no seguinte link (https://eticket.migracion.gob.do) a entrada ou saída de todos os passageiros do territério dominicano.

Esta página contém também todos os passos detalhados para o seu preenchimento e está em inglês e espanhol. Neste link podem encontrar uma secção com perguntas frequentes: https://viajerodigital.mitur.gob.do

Cuba

Preencher formulário obrigatório

RESTRIÇÕES DE ENTRADA

No seguinte link poderá consultar as restrições de viagem por país atualizadas

#OrbestCuidaDeSi: novas medidas para lhe oferecermos a máxima segurança e tranquilidade durante toda a sua viagem

Normas e medidas de saúde e higiene

A Orbest cuida de si em cada uma das fases da sua viagem para lhe oferecer a máxima segurança e tranquilidade:

ANTES DO VOO

Antes de começar a sua viagem, pedimos-lhe que leia com atenção estas informações importantes:

RESTRIÇÕES ACESSO AEROPORTO

A Agência Espanhola de Segurança Aérea restringiu o acesso aos terminais de passageiros, limitando-os aos passageiros que possuam um bilhete ou cartão de embarque válidos, 6 horas antes da saída prevista do voo, e no caso de menores, pessoas com mobilidade reduzida ou outra causa devidamente justificada, aos acompanhantes destes passageiros que sejam estritamente necessários.

Recomendamos-lhe que vá com a antecedência suficiente para o aeroporto; em alguns países estão a realizar-se diferentes controlos que podem prolongar consideravelmente os trâmites antes de voar.

Na altura de planear a sua viagem, tenha em conta que muitas das lojas e restaurantes do aeroporto podem estar fechados.

CAUSAS SANITÁRIAS PELAS QUAIS UM PASSAGEIRO SE DEVE ABSTER DE ACEDER AO AEROPORTO

Segundo ordens das autoridades, necessitaremos que aceite uma Declaração de Saúde para confirmar que: não tem sintomas, não foi diagnosticado(a) com COVID-19, não esteve em contacto direto com uma pessoa que o tivesse tido, nem está em período de quarentena obrigatória.

MUITO IMPORTANTE: Lembre-se que o acesso às instalações aeroportuárias e que o embarque para o avião pode ser negado, caso apresente sintomas compatíveis com a doença COVID-19.

Adicionalmente, antes da sua viagem, comprove as normas atuais e requerimentos de entrada, tanto do país de origem como de destino da sua viagem no seguinte link.

FATURAÇÃO BAGAGEM

UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DE MÁSCARAS

Utilize sempre uma máscara que cubra o nariz e a boca, preferencialmente cirúrgica ou superior. Lembre-se de levar as máscaras suficientes em função da duração da viagem e das indicações do próprio fabricante.

As crianças com menos de 6 anos e todos aqueles que por razões médicas não possam usar máscara estão isentos da obrigatoriedade de usar máscara.

Se um passageiro não cumprir com as medidas indicadas, será negado o acesso ao edifício do terminal do Aeroporto, à cabine da aeronave, ou desembarcará, se os eventos ocorrem antes do fecho das portas da aeronave. Para além desta situação, poderá ser punido se se verificar incumprimento com as medidas adoptadas pelo Estado.

MUITO IMPORTANTE: Não se esqueça, se tiver sintomas, não vá para o aeroporto e entre em contacto connosco.
Política de alterações e cancelamentos de voos a passageiros afetados pela covid

No seguimento das medidas do nosso programa #OrbestCuidaDeSi, informamos que, no caso de estar infetado por COVID-19, poderá cancelar ou alterar gratuitamente a data do seu voo até 24 horas antes da data de partida.

Para tal, basta solicitar ao nosso departamento de Apoio ao Cliente (971448082 / reservas@evelop.com) a alteração ou o cancelamento, sendo o único requisito a apresentação do documento que comprova o resultado positivo de covid19 realizado num centro autorizado.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO/ALTERAÇÃO DE DATA PARA CLIENTES COM BILHETE EMITIDO
  • Voos afetados: Qualquer voo, caso o passageiro tenha testado positivo para a COVID-19.
  • Alteração da data: apenas é permitido uma alteração gratuita por passageiro e em um voo ORBEST com saída antes de dia 31-12-2021.
  • Limite de alterações/cancelamentos de voo: até 24 horas antes da partida do voo.
  • Esta vantagem será extensível a outros passageiros, até ao máximo de quatro, com reserva efetuada.
  • Documentação necessária: documento que comprove o resultado positivo de COVID-19 realizado num centro autorizado entre 15 dias e 24 horas antes da partida do voo. A companhia reserva-se o direito de solicitar o documento original.
NO AEROPORTO

Medidas de segurança a serem levadas em consideração dentro do aeroporto

  • Assegure-se que mantém sempre a distância de segurança
  • Lembre-se que a distância física de 1,5 metros entre pessoas, deve ser mantida sempre que possível no Aeroporto, evitando aglomerações ou fila.
  • No aeroporto e a bordo é obrigatório o uso de máscaras a passageiros com mais de 6 anos. As máscaras devem ser cirúrgicas ou de proteção superior sem válvula.
  • Medidas distanciamento e higiene na faturação:
    • Marcas no chão visíveis e cartazes informativos para os passageiros, destacando a necessidade de se manter essa distância de segurança durante o processo de espera durante a faturação
    • Disponibilidade de gel desinfetante no aeroporto
    • Biombos de proteção nos balcões de faturação
    • Pessoal do aeroporto com máscaras e com formação sobre as novas medidas de segurança
    • Reforçou-se a desinfeção e limpeza dos balcões de faturação
    • Na medida do possível, realizar-se-á a atribuição de lugares aos passageiros com o objetivo de proporcionar um maior distanciamento físico a bordo
  • Novos procedimentos de embarque (remoto ou por ponte de embarque): o nosso pessoal do aeroporto informará os passageiros sobre o novo procedimento de embarque e supervisionará o seu correto cumprimento:
    • Embarque por ponte de embarque: RRealizar o embarque por zonas, começando pelas filas traseiras do avião. Idealmente dever-se-á informar os passageiros que ocupem em primeiro lugar os lugares da janela, posteriormente as filas centrais e por último os lugares dos corredores. Nos blocos de lugares centrais dever-se-ão ocupar primeiramente os lugares centrais dos referidos blocos e depois os lugares do corredor.
    • Embarque em posições remotas: Disponibilizando-se um número adequado de autocarros, de forma a que o distanciamento social dentro da cada um destes seja o máximo possível. Dever-se-á indicar aos passageiros, de acordo com o lugar atribuído, a porta pela qual deverão aceder ao avião e durante a espera supervisionar-se-á se os passageiros mantêm a distância recomendada.
A BORDO

Para que o seu voo seja o mais agradável e seguro possível, aplicar-se-ão as seguintes medidas nos nossos voos transoceânicos

  • Distribuição do conjunto de proteção (máscara + luvas + toalhita desinfetante) a cada passageiro durante o embarque
  • Reforçámos os produtos de limpeza e higiene a bordo (gel de mãos, luvas, toalhitas, sacos para o lixo para eliminar restos de luvas, máscaras e toalhitas desinfetantes);
  • Eliminámos as bandejas de refeições de passageiros e servir-se-á tudo em caixas seladas e com material descartável de uma só utilização
  • Cada caixa com comida inclui uma toalhita desinfetante para que o passageiro desinfete as mãos antes de comer
  • Reduzimos o serviço de bar gratuito para agilizar o serviço a bordo e assim reduzir ao mínimo a presença da tripulação nos corredores. Assim, oferecer-se-á água e sumo grátis com o serviço de refeições e snack frio. Com o serviço de pequeno-almoço oferecer-se-á também o serviço gratuito de café e chá. As restantes bebidas (refrigerantes, cervejas, vinhos e álcool) serão pagas;
  • Eliminámos o pagamento em numerário a bordo, só sendo possível pagar com cartão de crédito. Não se imprimirão talões a bordo, o passageiro podê-los-á solicitar no site após o seu voo (https://www.evelopreceipts.com/)
  • Eliminámos as ementas e revistas dos bolsos dos lugares, que agora estão digitalizadas e aparecem em ecrãs nos assentos ou poder-se-ão descarregar mediante código QR nos balcões de faturação do aeroporto
  • Na frota de aviões A350 poder-se-á aceder ao conteúdo de filmes e jogos sincronizando o telemóvel do passageiro com o ecrã do seu lugar, evitando-se assim ter que se tocar nos ecrãs
  • Eliminámos provisoriamente o serviço de vendas a bordo de produtos dutyfree
  • Todos os nossos tripulantes levam os equipamentos de proteção necessários e dispõem de formação detalhada para aplicar os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, caso se detete uma pessoa com sintomas durante o voo
  • Os nossos principais fornecedores dispõem de acreditações de saúde e de higiene em cumprimento com os novos regulamentos
  • Através dos filtros de ar HEPA, o ar a bordo é renovado com a frequência de 2-3 minutos eliminando 99,99% do vírus e bactérias do ar em circulação
PÓS-VOO

Informações importantes para depois do seu voo

  • Os passageiros são obrigados a submeter-se aos controlos de saúde estabelecidos pelas autoridades e a adotar todas as medidas preventivas na sua chegada ao destino. Consulte as restrições de entrada neste link.
  • Na zona de recolha de bagagens, relembramos a importância de manter sempre a distância de segurança
  • O acesso aos terminais é restrito a passageiros e tripulações, pelo que caso alguém o vá buscar deverá aguardar no exterior
  • Desinfeção completa do avião, tanto na cabine (cabine de passageiros, cockpit, casa de banho e crew rest) como no porão
    • Limpezas profundas semanais por cada cabine de passageiros, sempre que o avião esteja a fazer voos
    • Utilizando produtos específicos contra a covid19
    • Tratamento especial nas superfícies e casas de banho