Procure a sua viagem ao melhor preço

Voos para a Costa Rica

O pequeno país da Costa Rica é um tesouro natural em grande escala. Apesar de ser um dos países mais pequenos do mundo, nos seus escassos quilómetros quadrados encontra-se 6% da biodiversidade mundial, um valor que poderá passar despercebido, mas que significa mais de 90 000 espécies que têm feito da Costa Rica o seu lar. Esta maravilhosa característica tem convertido este país num dos destinos mais atraentes, autênticos e com uma maior biodiversidade do planeta, e você vai poder conhecê-lo.

À descoberta da paixão pelo verde na Costa Rica

Florestas frondosas, praias virgens, vulcões imponentes, ilhas perdidas, parques naturais protegidos e muita hospitalidade por parte dos amáveis costa-riquenhos é o que a Costa Rica oferece aos visitantes amantes das suas belas paisagens. Nesta apaixonante aventura no coração da América Central, o viajante, para além de descobrir uma cultura progressista e moderna, desfrutará da sua caprichosa natureza onde o ser humano teve que se adaptar e, o que é mais importante, aprendeu a valorizá-la, convertendo-a na sua atração mais desejada e procurada.

A Costa Rica fica na América Central. Por ser banhado de um dos lados pelo mar das Caraíbas e do outro pelo Oceano Pacífico, e por se situar muito perto da linha equatorial, este país tem um clima tropical onde temperaturas amenas e agradáveis perduram durante todo o ano. Por este motivo, a Costa Rica é conhecida pela sua famosa “eterna primavera”, um fenómeno meteorológico que poucos países apresentam, oferecendo ao visitante um clima suave e regular, perfeito para desfrutar de experiências ao ar livre.

Mas a Costa Rica não é só natureza exuberante e atividades ao ar livre. Este país oferece uma cultura avassaladora, tradições, história e cidades repletas de pura vida. San José é a sua capital, um pedacinho de urbanismo no meio da selva selvagem onde se pode desfrutar dos simples prazeres que este país oferece. San José costuma ser a porta de entrada para a Costa Rica, uma primeira paragem perfeita para se começar a conhecer o quotidiano dos costa-riquenhos. Talvez as melhores boas-vindas que o viajante poderá receber, já que sentirá a sua hospitalidade assim que pisar estas terras.

Lugares imprescindíveis da Costa Rica

A seguir, recomendamos-lhe os lugares a não perder deste incrível destino

Passeio pelos vulcões

A Costa Rica é um território vulcânico, mais especificamente, este país situa-se no conhecido “Anel de Fogo do Pacífico”, uma região que atravessa mais de 40 000 quilómetros de costa do Oceano Pacífico albergando grandes vulcões. Por este motivo, a Costa Rica conta com mais de 200 vulcões, dos quais pelo menos metade estão ativos. No entanto, há um que que se destaca mais e que faz parte do dia a dia dos costa-riquenhos: o imponente vulcão Arenal que se encontra nas planícies do norte do país, no parque homónimo. Aqui, o viajante poderá realizar pedestrianismo, atirar-se numa tirolesa e atravessar várias pontes suspensas. Para além deste vulcão, a Costa Rica possui outros onde se pode passear, como o Irazú ou o Rincón de la Vieja, duas alternativas menos conhecidas mas igualmente interessantes.

De praia em praia

Para além dos parques naturais e florestas repletas de aves, flores de mil e uma cores e vegetação de diferentes tonalidades de verde, a Costa Rica possui praias muito características destas terras. Uma das mais famosas é a praia Santa Teresa, bastante concorrida pelos habitantes da zona para fazer surf e realizar desportos aquáticos onde o vento seja o principal motor. Outro dos seus famosos areais é a praia conhecida como Manuel Antonio, situada no parque protegido homónimo e talvez uma das mais bonitas do país. Esta praia caracteriza-se pela sua tranquilidade, por estar rodeada de selva e pelas suas águas turquesas e profundas, um paraíso na terra.

Conhecer os melhores parques naturais

A Costa Rica é famosa pela sua biodiversidade e conservacionismo da natureza e de todos os seres vivo que nela habitam. Por este motivo, este país possui mais de 20 zonas protegidas. Uma das mais famosas é a conhecida como Parque Nacional Tortuguero, uma reserva natural única por ser um dos mais famosos viveiros selvagens de tartarugas. Esta área está banhada pelo mar das Caraíbas, e, para além de proteger a nidificação da tartaruga verde, preserva numerosas espécies marinhas e terrestres. Neste maravilhoso parque podem-se realizar percursos para conhecer a floresta tropical e observar algumas das espécies que habitam a zona, como o sapo venenoso, o jacaré e, como não poderia deixar de ser, a tartaruga verde.

As florestas encobertas mais frondosas

Monteverde é uma das experiências estrela que se deve viver quando se viaja para a Costa Rica. Esta floresta encoberta é conhecida por albergar uma grande biodiversidade na sua fauna e flora, rica e muito diversificada. Neste belo lugar, o visitante, para além de fazer pedestrianismo para conhecer em primeira mão o panorama natural, poderá lançar-se nas tirolesas, andar a cavalo e, o melhor de tudo, poderá avistar um puma, um quetzal, diferentes espécies de macacos e jaguares.

Anote alguns bons conselhos para viajar à Costa Rica

A Costa Rica é um país tranquilo, caracterizado pela sua baixa criminalidade e por não ter o perigo existente nos países vizinhos. Graças à sua antiga democracia e a uma política orientada para o bem- estar e para a proteção da natureza, este país converteu-se num dos destinos simultaneamente mais desejados e seguros do mundo. Para viajar para este país, os portugueses apenas terão que ter o seu passaporte com uma validade mínima de 6 meses, pelo que não será necessário qualquer outro tipo de visto.

A moeda que a Costa Rica possui é o colón e a divisa mais comum o dólar. No aeroporto de San José e na própria cidade há agências de câmbio que aceitam tanto dólares como euros. Há que se ter em conta que muitos dos parques naturais e localidades que costumam ser visitados neste país situam- se em lugares remotos onde pouco se poderá fazer caso não se leve dinheiro em numerário. Por este motivo, é aconselhável levantar-se dinheiro ou trocá-lo nas grandes cidades, já que provavelmente depois, nas localidades afastadas, não se encontrará caixas automáticos nem se poderá pagar com cartão de crédito.

Em relação à saúde, não há nenhuma vacina obrigatória para se viajar para a Costa Rica, embora se tenha que ter especial cuidado com o dengue, a chikungunya, a zika e a malária. Apesar de o sistema de saúde público ser um dos melhores da América Central, alguns aspetos do atendimento ao utente e das instalações poderão estar aquém do nível médio europeu. Além disso, importa destacar que não existe acordo com a Segurança Social Portuguesa. Tudo isto, juntamente com o elevado custo da saúde privada na Costa Rica, faz com que seja desaconselhável viajar sem um seguro de saúde privado que cubra as despesas de hospitalização e repatriação.

O melhor cinema de estréia e séries de televisão
O melhor cinema de estréia e séries de televisão

Orbest é sinónimo do melhor entretenimento a bordo. Para além dos sucessos cinematográficos atuais e clássicos populares.

Saiba mais